O Clube do Livro (Pt. I)

É estranho que eu nunca tenha falado especificamente sobre o Clube aqui, afinal, é algo que faz parte da minha vida ha mais de um ano. Eu estava pra escrever esse post há muuuuito tempo, mas minha mente jurava que já havia escrito e eu perdera o arquivo, então acabei adiando ainda mais a postagem, porque tive que reescrever tudo que imaginava já estar pronto.

O Clube de Livro Campo Grande teve seu primeiro encontro em março de 2012, logo após uma sessão de Jogos Vorazes e aconteceu na praça de alimentação de um shopping daqui da área (conhecedores reconhecerão).


Esse primeiro encontro contou com a presença de apenas quatro pessoas, que eu considero as pioneiras da ideia. Não consigo lembrar quem teve a ideia e falou ‘vamos criar um clube do livro! (será que fui eu?)’ mas sei que foi porque notamos que morávamos muito longe dos locais onde normalmente ocorriam encontros de clube de livro aqui no Rio. Lembro que eu pensei que eu poderia criar meu próprio clube, ora, como não? Então, eu e Vivi decidimos chamar oz'amigo e fazer um encontro para falar sobre livros que líamos e queríamos comentar com mais gente (além de eu com ela e ela comigo). Nath e Henri já eram amigos e sempre conversávamos sobre livros, então eles aceitaram e acharam a ideia do Clube uma boa

Embora tenha sido praticamente um encontro fechado, eu adorei o primeiro clube. Foi algo bem ‘familiar’ porque já éramos amigos e tudo mais então acho que foi um bom começo. Não temos muitas fotos do encontro porque 1 – aconteceu no meio de uma praça de alimentação 2 – acho que tínhamos poucas câmeras e não eram tempos de Instagram e nem tínhamos lá esse vicio de Facebook. Apesar do começo modesto, decidimos levar a ideia adiante e continuar fazendo nossos encontros uma vez por mês, no primeiro sábado.


O segundo encontro também foi na pracinha do shopping (oh-vida) e dessa vez a Vivi nem pode participar porque teve alguns imprevistos. Mas o trio estava lá e de quebra tínhamos uma figurante – pra fazer volume (valeu dona Ana Maria!). O encontro foi sobre livros da diva Meg Cabot.

Uma coisa legal sobre esses primeiros encontros é que nós realmente nos programávamos e organizamos tudo com mais calma (naquela época eu estava desempregada, então digamos que eu tinha mais tempo livre!). Tinha pouca gente, mas as coisas eram bem planejadas #saudades_organização. E nós também fazíamos brindes personalizados e isso é algo que realmente sinto falta! Hoje fica difícil fazer porque aumentou muito o numero de gente que participa (oh-glória!), mas principalmente, porque eu e Viviane (que organizamos a maior parte) trabalhamos e não conseguimos criar sempre coisas diferentes e especiais para cada encontro :/ #saudades_criatividade.

A mudança ocorreu no terceiro encontro. Eu conhecia essa livraria do bairro e na cara-dura, fiz contato perguntando se eles por_acaso não teriam um espacinho livre para reunir um grupinho de amigos que gostavam de ler e conversar sobre livros. Numa dádiva dos céus, o diretor era (é) uma pessoa que gosta de apoiar esse tipo de iniciativa e foi super receptivo. Ele não só achou legal como também liberou o espaço totalmente for free \o/ Foi um momento de emoção na minha vida porque foi a primeira vez que ‘criei’ um projeto, fui atrás de parceria e consegui - fora da vida online.

Obviamente, fiquei radiante por não mais precisar reunir a galera na pracinha do shopping! Chamei todos os amigos from the block que eu sabia que gostava de ler. Alguns eu nem conhecia pessoalmente e tive contato só por redes sociais (oi Tiff, oi Carol). Fiquei animada imaginando que esse encontro seria um marco! Casa nova, gente nova!!! Mas COMO A VIDA É UMA CAIXINHA DE SURPRESAS, no dia tudo desandou. Com tudo planejado para o encontro sobre Presentes da Vida (e Emilly Giffin) as únicas pessoas que apareceram foram..... *APERTEM

Eu e Vivi

Juro, aquilo foi um banho de água congelante! Poxa, eu havia pedido um espaço numa livraria para um clube de leitores!! Imagina a minha face quando ninguém apareceu? Por sorte, o pessoal lá da livraria era (é) super legal e nem fizeram pouco caso de nós (pelo menos não na minha frente). Nosso espaço era uma sala no segundo andar, então não ficava gente entrando o tempo inteiro para nos incomodar (e ver nosso grande público -qqqq). Desconfio que eles tenham me achado um pouco louca pensando ‘coitada dessa garota, acha que tem um clube de livro! Por que ela não chamou a amiga em casa?’, mas enfim! Foram educados e nem ficaram rindo da gente quando fomos embora após uma hora e meia sem que mais ninguém tivesse chegado #chatida.

uma pena que ninguém tenha ido porque esse encontro teve os brindes mais legais, depois das amoras-cadeado...

Apesar do fracasso desse terceiro e emocionante surpreendente encontro, sou conhecida pela minha determinação (sqn) e juntamente com Vivi, decidimos que não era para nos abalar e apenas nos organizar com mais antecedência, chamar nossos amigos (ou implorar se preciso fosse) e preparar o 4º encontro! Esses primeiros encontros eram A GRAÇA dos meus inícios de mês. Mas esse post já está grande demais e vou deixar o relato para o próximo!  E vocês, participam de algum clube de livro?

9 comentários:

  1. Nossa, que ideia legal fazer um encontro com pessoas que gostam de ler e falar a respeito. E o legal é que a cada encontro vocês falam de algo específico, para não saturar com tudo e mais um pouco.
    Quanto a organizar eventos, bem, é assim mesmo. Eu já participei de coisas do tipo, não de encontro de livros, mas de fãs de outras coisas e é assim mesmo. Sobretudo porque todo mundo diz que vai e, quando você vê, maior galera dá o bolo. Mas não esquenta, da próxima vez será mais pop com certeza!
    Puxa, você podia depois fazer um video desses encontros, como eles são, falar com as pessoas, explicar como surgiu, como faz para as pessoas entrarem.... sobretudo nos mostrar como sçao os encontros porque, com certeza, isso mobiliza mais ainda as pessoas a irem e se divertirem.

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus, eu pensando que esse encontro na livraria seria o máximo e você fala isso, eu ri (desculpa, rs). Adorei!

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  3. Eu gostava muito de participar num clube do livro, mas aqui em Portugal não fazem isso. Eu não começo o meu próprio clube do livro porque nem sequer tenho UMA amiga que goste de ler. Então eu iria memso sozinha :s
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Por favor, adorei este post ''Back to Basics'' das origens do Clube do Livro... Mesmo com você relembrando para o mundo os meus visuais passados. HAHAHAHA

    Sem falar que, né, obrigado por me deixar me sentir culpado com o lance do 3º encontro. É. #Fail

    Mas já estou esperando pela parte 2 (como sempre), quando os tempos de Glória do Clube finalmente começam... -qqq

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  5. Eve jurava que você já tinha feito esse post antes.

    Remexer no baú do clube é engraçado, confesso que to mal por não ter ido de qualquer jeito no 3º encontro, lembro que não fui pq não consegui ler o livro a tempo e por ter vergonha :s

    Mas depois que fui, não deixo mais de ir! Todo primeiro sábado do mês já é meu compromisso certo, e claro todos já são uma grande família.

    Esperando ansiosamente pela parte 2 para rir!

    Carol
    Paraíso Literário

    ResponderExcluir
  6. nossa, muito incrível eim!
    sempre quis montar/participar de um, mas aqui na minha cidade isso não ocorre, e eu conheço pouquissimas pessoas que gostam de ler ;~~

    ResponderExcluir
  7. Hey Evellyn! Tudo bem?

    Eu queria tanto que rolasse um clube desses por aqui, moro no interior e não conheço muita gente da minha cidade que gosta de ler, já até encontrei três leitoras da minha cidade no twitter e já falamos sobre um encontro, MAS e o medo de criar um monte de coisa e ninguém aparecer? (Sou medrosa...)

    De qualquer forma, não vou desistir! E admiro você por ter ficado firme e forte no projeto. Quero ver mais sobre os próximos encontros \o/

    E UAU eu quero amoras cadeado! ahuahuah

    Beijokas

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  8. Como me fazer muito culpada?
    Faça um post sobre algo que eu amo, e cite nesse post que isso poderia não existir graças a mim. WEEEEE!

    Achei legal a ideia de falar sobre o clube, assim a gente sabe mais dos encontros e quem sabe mais gente não vai e você não enlouquece de vez? hahaha

    Acho que esse tipo de iniciativa deve ser copiada na cara dura, e aposto que o Cristiano não fazia ideia, que a ideia da menina louca ia praticamente interditar a livraria dele, uma vez por mês.

    ResponderExcluir
  9. Eh, fofissima! Tempos dificeis! Ainda mais sem um relacoes publicas como eu. Rs! (Sqn) Mas confesso, e isso está no meu olhar toda vez que estou no clube, que é uma vitamina para encarar o mês! O diferencial é que, alem de parceiros de leituras, fazemos amigos. Fico esperando o mês inteirinho o clube chegar, mesmo as vezes, o livro não sendo muito minha area de afinidade, ou durante o mês, a escassez de dinheiro nao deixar comprar. Mesmo assim, sempre alguem me oferece o emprestimo. Isso cativa a gente, nos prende e nos apaixona! Obrigado por não desistir da idéia! Você e Vivi são GUERREIRAS!

    ResponderExcluir

- Adoro saber a opinião dos leitores! Deixe seu comentário e eu responderei no seu blog, mas nada de comentários ofensivos hein?